quinta-feira, outubro 27, 2005

Brasão da Família Bertolucci



Segundo consta em alguns documentos de Luíz Bertolucci, nossa ascendência está na comuna de Capannori (Pieve) - Lucca, na região da Toscana, bem perto das cidades Firenze e Pisa. Pouco se sabe sobre a origem do nosso sobrenome, apesar dele ser conhecido internacionalmente devido ao cineasta Bernardo Bertolucci. Segundo o livro "A origem e o significado dos sobrenomes italianos" de Ciro Mioranza, Editora São João, não consta diretamente nosso sobrenome. Uma referência próxima, diz: [...] Que Bortolucci remontassem do latim Bartholomaeus que, por sua vez, era uma adaptação do nome hebraico e aramaico Barthalmay e que este se compunha de bar (filho) e thalmay (agricultor ou o que tem o domínio sobre as águas suspensas, as chuvas, ou ainda, intrépido, belicoso, temperamental) [...] - pag. 118

Pesquisa realizada em 12/11/2005
BERTOLUCCI - de Bertolo com o sufixo plural -ucci.

Pesquisa realizada em 14 de março de 2012

Sia Bertolizio che Bertolizzi sono quasi unici, sicuramente del nord Italia, Bertoluzzi, assolutamente rarissimo, è leggermente meno raro, Bertoluzzo, molto molto raro, ha un ceppo tra vicentino e padovano ed uno tra cuneese e savonese, Bertolucci è sicuramente il più diffuso, tipico della Toscana nordoccidentale, delle province di Massa e Lucca soprattutto, dovrebbero tutti derivare dal nome medioevale Bertolicius o Bertolutius, di cui abbiamo un esempio in un atto dell'anno 1301: "Questio domini Bertolutii de Pretis doctoris legum disputata sub MCCCI die tertia intrante apreli. In nomine Patris et Filii et Spiritus Sancti amen. Questio talis est: cavetur in statuto communis Bonon. In alio cavetur quod nullus de lingua forasteria possit habere officium. ...".

Ambos Bertolizzi Bertolizio que são quase únicos, certamente norte da Itália, Bertoluzzi, muito raro, é ligeiramente menos raros, Bertoluzzo, muito, muito rara, tem uma tensão entre Vicenza e Pádua e um dos Cuneo e Savona, Bertolucci é certamente o mais difundido, típica das províncias do noroeste da Toscana Lucca e Massa em especial, todos devem ser derivados dos Bertolicius nome medieval ou Bertolutius, que temos um exemplo em ato do ano 1301: "questio de domínios Bertolutii Pretis doctoris legum jogado sub dias MCCCI tertia intrante em nomine Patris apreli et Filii et Spiritus Sancti Amém questio talis est:.. communis cavetur Bonon nos estatutos em nullus quod de alio linguagem cavetur forasteria possit habere Officium .... "..


Fonte: http://www.cognomiitaliani.org/cognomi/cognomi0002erto.htm

Lucca

HistóriaCidade que data de antes de Cristo, serviu como palco para a renovação do triunvirato de César, Pompeu e Crasso. No início da Idade Média, sob domínio germânico, foi a cidade mais importante da Toscana. No ano de 570 foi conquistada pelos lombardos. Foi, no final do séc. XIII, a segunda cidade em importância da região, atrás apenas de Firenze, famosa por seu grande centro têxtil. Tornou-se independente em 1370 e república em 1430. Passou pelo controle de franceses e austríacos até, em 1847 ser cedida ao ducado da Toscana.



A imagem do brasão foi enviada por um participante da comunidade "Bertolucci" no Orkut.

O histórico da cidade de Lucca foi extraido do site Portal Itália, onde constam mais informações e fotos da cidade, que é uma bela cidade.

29 comentários:

Anônimo disse...

Poxa! Eu sou dessa família. A família Bertolucci. Eu sou ...Bertoluci. Adorei o jeito de você(quem escreveu o texto)escrever sobre minha família. Há, se você for Bertolucci, bem vindo a melhor família do Brasil!(ou do mundo, não sei!)

Hélio disse...

Que bom que gostou..pelo menos poderia ter se identificado e não postado como anônimo (rs), mas tudo bem....

Anônimo disse...

ola helio tudo bem adorei a historia sobre a familia Bertolucci ,tenho muito orgulho de ser Bertolucci ,gostaria de saber mais sobre a imigraçao para o brasil se puder me ajudar ...
biabertolucci@hotmail.com
ass .jordana bianca bertolucci

Hélio disse...

Oi Bianca,

Legal seu contato. Te enviei resposta via e-mail. Sugeriria ler alguns livros da Zélia Gattai e visitar o Memorial do Imigrante. Abs,

deus ? disse...

parabens pelo estudo e pelo conhecimento do brazao da familia,abraços da familia santini bertolucci

sa.bertolucci@gmail.com

geciane disse...

olá tbm ´sou da familia bertolucci, sou bisneta do henrique e tereza bertolucci, só sei disso se alguem nomes souber de alguma historia desses nomes, por favor me mande um email....

geciadilson@hotmail.com


abraços

Unknown disse...

adorei tambem faço parte da familia bertolucci

bjoss bianca

Anônimo disse...

adorei tambem faço parte da familia bertolucci

bjoss bianca

Unknown disse...

Meu nome é Luciana Bortolucci
E tbm faço parte dessa Família Bertolucci

Anônimo disse...

Obrigado meu sobrenome é Brazão e eu queria muito saber sobre isso.
E eu não errei não é Brazão com Z.

Unknown disse...

Também sou da família, mas o meu deve ter sofrido mutação em algum momento pois até meu avô, que é filho dos italianos que vieram da Itália, escrevia com apenas um c (Bertoluci).

Anônimo disse...

Olá! Meu nome é Lariane Moraes Bertolusci! Acho que meu nome teve alguma mudança mas acredito que sejamos todos Bertolucci's. Fiquei muito feliz em saber esse histórico da minha família.. O texto foi muito bem escrito! Alias , caso tenho algum livro ou texto que faça referencia a nossa família voce poderia me enviar por email? Adorei o Brasão! Abraços..

bert.lary@hotmail.com

CRISFEL MODAS disse...

Olá!! Meu nome é Luiz Querino Bertoluci, assino com um (C) só, mas minha irmãs assinam com dois acho que é problema de cartórios quando registram.E o brasão da família esta esculpido no tumulo de meus avós em Gramado. Muito orgulho de fazer parte desta família.
luque.rs@hotmail.com
facebook .Luiz Bertoluci

Unknown disse...

Helio Bertolucci Jr Ha algum tempo atrás eu descobri a historia da família Bertolucci através de vc fiquei muito interessado Quero saber se vc poderia me ajudar a saber mais sobre os Bertolucci sou da cidade de São João da Boa Vista SP. se vc aceitasse Queria ser seu amigo pois somos Bertolucci e tenho orgulho de ser Bertolucci e pela primeira vez na vida que estou usando um computador tenho 38 anos e com pouca ajuda. se vc puder me mande mais coisas sobre os Bertolucci meu e-mail é rivair1802@gmail.com Abraços

Unknown disse...

Ola sou maria jose c bortolucci mas meu avo e bisa escreviam bertolucci estou indo a Europa a passeio em agosto e passarei por Toscana...gostaria muito de saber onde viveram nossos herois meu bisavô veio da região da Toscana e so o que lembro dele falando....abraço

Hélio disse...

Maria Casagrande,

Os meus vieram de Lucca, Capannori. Ali tem uma rua que chama-se Via Bertolucci

Unknown disse...

Que bacana!!Gostei muito! Minha mãe era Bertolucci e eu sempre quis ter o sobrenome dela, pois, me identifico mais com o lado italiano da família do que com o lado protuguês.

Profº Basile - A educação transformando as pessoas. disse...

Estou procurando algum paradeiro sobre meu Bisavô, Adolpho Bertolucci, nascido na Itália e casado no Brasil com Maria Carmelinda. Não possuo documentos de registro, apenas uma certidão de casamento dos meus avós, Geraldo Sanches Portugal e Elisa Bertolucci Portugal.

Essa procura se dá por ter interesse em tirar a cidadania italiana para minhas filhas (2).

Se poderem me ajudar, agradeço.

Marcelo P. Basile
basilenet@gmail.com

julia bertolucci disse...

meu nome é julia bertolucci, meu avô se chamava hélio bertolucci

José Aurélio Cavalcanti disse...

Minha vo materna se chamava ida bertolucci, posso solicitar cidadania italiana?

Anônimo disse...

Ola! Parte da minha genética e familif tem bertolucci no nome, porém também temos perbelini/perbelin ou perbeline.(que sao os que mais tive contato, por ser uma e descendentes diretos) Queria descobrir mais sobre os perbelines tambem. Se alguém souber envie um email artprojectnew2@hotmail.com muito obrigada!

Gu disse...

Alô família Bertolucci rs

Unknown disse...

Bom dia.
Gostei muito do texto.
Sou da família Bertolucci, por parte de mãe, de Santa Cruz do Rio Pardo.
Nosso nono era João Bertolucci.

Anônimo disse...

Boa tarde.
Minha vó por parte de mãe era Ida Bertolucci, de São João da Boa Vista.

Unknown disse...

Muito obrigado

Anônimo disse...

Humberto bertolucci orgulho bertolucci321206@gmail.com

Anônimo disse...

Olá! Sou Victor Bertolucci, neto do Elyseu Bertolucci do bairro da Lapa, São Paulo!

Anônimo disse...

Boa tarde minha tretavo se chama Porcina Bertolucci, veio da Itália para São Paulo, se souberem de alguém da família com esse nome poderiam entrar em contato comigo por favor.

larissapacheco28@gmail.com

Anônimo disse...

Gostaria de saber se Bortolucci, corresponde o mesmo significado de Bertolucci me chamo Rosangela Ap Bortolucci